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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MOVIMENTOS FETAIS


Com o evoluir da gestação, principalmente após a 20° semana, alguns sintomas ainda desagradáveis, mas também comuns, podem aparecer: caibras, dor lombar, fisgadas nas virilhas, azia, sensação de falta de ar, inchaço nos pés; mas, o que mais chama a atenção da greávida, são as cólicas estimuladas pelos movimemntos do feto. Podem ser dolorosos e chegam às vezes a incomodar bastante principalmente à noite.


Os movimentos fetais começam a ser percebidos entre as18 e as 20 semanas. A medida que o feto vai crescendo, os seus movimentos vão ficando mais intensos e demorados, podendo inclusive, ser estimulados com sons externos como buzina de um carro.

Quanto mais o feto mexe, mais tranquila a mãe deve estar, pois os movimentos estão ligados directamente à boa vitalidade fetal. O feto não dorme, de forma geral, ao mesmo ritmo que a mãe pois em cada 60 a 80 minutos de actividade, o feto dorme em média 20 minutos.

No final da gestação (após o 7° mês), a grávida deve acostumar-se a deitar sempre do lado esquerdo. Esta posição melhora a circulação renal da mãe, liberando mais toxinas maternas e fetais, e melhora a circulação placentária consequentemente melhora da oxigenação do feto.

Deve-se, após o 8° mês, deitar pelo menos 1 hora no período da manhã e 1 ou 2 horas no período da tarde nesta posição (lateral esquerda). À noite procure também dormir, de preferência, do lado esquerdo, eventualmente do direito, mas nunca de costa (barriga para cima), pois esta, leva a palpitações, falta de ar e hipotensão, chegando mesmo à perda dos sentidos (desmaio).

Ainda no último mês, começam a ficar mais frequentes aquelas contrações que desde o 7° mês já apareciam esporadicamente. Só que agora elas vêm com a sensação de cólicas e começam a aparecer em maior número de vezes por dia, principalmente à noite. Também são estimuladas pela movimentação do feto.

fonte: http://www.gravidas.hpg.ig.com.br/agir.html

sábado, 6 de fevereiro de 2010

ESTIMULAR A INTELIGÊNCIA DO BEBÉ


 
As pesquisas nos últimos 30 anos revelaram que a capacidade de aprendizagem dos bebés é muito maior do que se imaginava, e que gerando estímulos no momento certo pode desenvolver a inteligência do seu filho.
Meltzoff, pedopsicólogo americano, afirma que a máquina de absorção de conhecimento dos bebés começa a funcionar já nos primeiros dias de vida. Trata-se daquilo que muitas mães já sabiam por instinto quando juravam que seus recém-nascidos eram capazes de proezas como identificar a sua voz.
Além de aprender rapidamente a distinguir a voz humana de outros sons, o bebé, poucos dias depois do nascimento, já reconhece faces, vozes e até os cheiros dos parentes. Antes dos sete meses, é capaz de fazer a distinção entre a sua língua materna e uma estrangeira.
Enquanto o cérebro do bebé está a formar-se no útero da mãe, ele responde a estímulos externos (a partir do quinto mês de gestação, por exemplo, ele é capaz de ouvir a voz dos pais) e, a partir daí, até o fim da vida, o seu destino é aprender.
Todo esforço para estimular o bebé é interessante, mas os pais não devem pressionar demasiado o seu filhote. A aprendizagem também depende do afecto: se a mãe conversa com carinho com o bebé e o trata como um ser inteligente, é claro que ele vai responder a esses estímulos de forma carinhosa e inteligente.
Dicas para estimular a inteligência de seu filho:
Durante a gravidez – O bebé ouve a partir do quinto mês de gravidez e conversar faz com que ele se acostume à voz do pai e da mãe. Se contar histórias simples e repetidas, depois do nascimento ele pode até ficar mais calmo quando as ouvir novamente.
0 a 3 meses – Quando o bebé chorar, diga, demonstrando que está por perto antes de atendê-lo. Cante e converse com o rosto perto dele. Fazer uma massagem desenvolve o tacto e a capacidade afectiva. Use brinquedos como mobile e dê objectos de cores vibrantes para ele pegar, como mordedores e chocalhos.
3 a 6 meses – Ele já segue os objectos com o olhar. Brincadeiras do tipo "escondeu - achou" ajudam-no a controlar os sentimentos de tristeza pela perda e de alegria por reencontrar o objecto. Os pais devem conversar com ele com bastante frequência.
6 a 12 meses – É o momento em que a área da linguagem está no seu momento chave. A partir do sexto mês, o bebé mostra firmeza para sentar e os pais devem estimulá-lo a gatinhar. Devem ajudá-lo também a reconhecer sons, odores e sensações tácteis.
12 a 18 meses – Como essa é a fase em que o bebé começa a andar e a pronunciar as primeiras palavras, os pais devem estimulá-lo a usar a linguagem e desenvolver a sua coordenação motora.
18 a 36 meses – Os pais podem utilizar cartolinas para familiarizar a criança com as palavras e com os números.

3 a 6 anos – A criança é capaz de entender notas musicais e deve brincar com instrumentos simples, como uma flauta. É um bom momento para que ela comece a se familiarizar com uma língua estrangeira.
Da gestação até aproximadamente os seis anos, a mente está no seu melhor momento para assimilar novas informações. Quanto mais os pais conversarem com a criança e propiciarem uma estimulação adequada, melhor para o futuro dela.

fonte: http://psicoedu.no.sapo.pt/

APRENDER A DESCODIFICAR O CHORO DO SEU BEBÉ

A australiana Priscilla Dunstan descodificou o choro dos bebés, através da sua memória fotográfica para os sons. Através da audição do seu próprio bebé começou a perceber que existiam padrões no choro, essencialmente 5, e que mais tarde perceberia que todos os restantes bebés expressam as suas necessidades essencialmente à base destes 5 sons. Posteriormente ela analisou mais de 1.000 bebés e de facto chegou à conclusão de que os 5 sons, independentemente da raça e da cultura, são semelhantes em todos. Ela utilizou esta sua extraordinária capacidade para identificar os principais sons que os bebés fazem quando choram e traduziu-os para as restantes mães.


Estes 5 choros seguintes são apenas válidos para recém-nascidos dos 0 aos 3 meses de idade:

Choro nº1: Neh = “tenho fome”
“Neh” é o som que um recém-nascido faz quando sente fome. É baseado no reflexo da sucção, combinado com o choro saindo o som “Neh”. Assim sendo, sempre que escutar este som saberá que está na hora de dar a papa ao seu bebé.

Choro nº2: Owh = “tenho sono”
O som que diz que o bebé está cansado é o “Owh”. Este som é baseado no reflexo de bocejar e este “Owh” pode ser longo e pronunciado. Sempre que ouvir este choro significa que o seu bebé está com sono. Contudo quanto mais cansado estiver um bebé mais difícil se torna adormecê-lo. Outras dicas que poderão comprovar esta suspeita são verificar se adicionalmente o bebé esfrega os olhos e boceja.

Choro nº3: Heh = “sinto desconforto”
O choro “Heh” é usualmente devido ao facto do bebé sentir algum tipo de desconforto. Este som é diferente do “Neh” “tenho sono”, pois neste caso o “h” é mais acentuado. Se ouvir este som no seu recém-nascido é porque provavelmente ele necessita que lhe mude a fralda, ou que o coloque numa nova posição.

Choro nº4: Eairh = “estou com gases”
Quando os bebés têm dores devido aos gases, eles usualmente puxam as pequenas pernas para o peito e fazem o som “Eairh”. Dar uma pequena massagem suave na barriguita do seu bebé na direcção dos ponteiros do relógio, poderá ajudar a aliviar a pressão. Deitar o bebé de barriga, em cima do seu antebraço com as pernas pendentes (certifique-se que segura a cabeça do bebé), e passar as mãos nas costas também poderá ajudar.

Choro nº5: Eh = “quero arrotar”
Aperceber-se-á que o seu bebé necessita de arrotar se conseguir ouvir o “eh” do seu choro. O choro é usualmente curto e repetitivo: “eh”,”eh”,”eh”. Se ouvir este som, coloque o seu bebé de barriga virada para o seu peito com a cabeça no seu ombro e gentilmente massaje-lhe as costas.

Mais dicas:

◦Durante a fase pré-choro, o choro que o bebé faz é mais facilmente identificável, ou seja, antes do choro do bebé ficar histérico. Tente perceber o choro antes do bebé ficar desesperado, e tente agir neste tempo, pois será bem mais fácil.
◦Se ouvir mais do que um tipo de choro tente perceber qual é o mais dominante e aja de acordo com esse choro.
◦Se não conseguir perceber o choro do bebé tente mudá-lo de posição, eleve-o e coloque-o ao colo.
◦Tente perceber se o som que o bebé faz é “N” ou “Neh” e tente perceber esta subtileza, pois será a grande diferença.
 
Dustan Baby Language Video
 
fonte: http://demaeparamae.pt/