Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

BEBÉ COM CÓLICAS

O seu bebé acabou de mamar, tem a fralda limpa, mas não pára de chorar? Provavelmente pode estar com cólicas. Observe se ele está inquieto, com rosto vermelho, a fazer caretas, e se se contorce e encolhe as perninhas. Se sim, definitivamente são cólicas a razão do seu choro. E com razão porque dói muito.

As cólicas acontecem devido à imaturidade do sistema digestivo do bebé. Essa imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle, o que pode resultar em gases, que, por sua vez conduzem às cólicas. Estas são muito comuns desde o nascimento e raramente acontecem depois dos seis meses de idade.

O intestino do bebé está naturalmente preparado para receber apenas o leite materno até os seis meses de vida. O leite artificial pode fazer com que as crises de cólicas sejam mais frequentes, pois a digestão é mais difícil do que a do leite materno. Todavia, bebés em aleitamento materno exclusivo pode também sofrer com as cólicas. As mães devem ter especial cuidado com o que comem no período em que amamentam o seu filho. Deverão ser evitados lacticínios, chocolate, cafeína, melão, pepino, pimentão, frutas e alimentos condimentados, visto que são potencialmente flatulentos.

Se o bebé engolir muito ar quando amamenta ou se alimenta, pode também originar gases que potenciam as cólicas.

Há, todavia, algumas dicas que podem ajudar no alívio das dores do seu bebé.
  • Aplicar compressas mornas na barriga
  • Fazer ginástica com as perninhas como se ele estivesse a pedalar
  • Massajar a barriga em movimentos circulares 
  • Virar o bebé com a barriga para baixo, sobre o seu joelho. Esfreguar as costas do bebé, alivia a pressão do estômago.
  • Procure um ambiente calmo e tranquilo onde alimentar o bebé, pois assim ele não ficará nem tenso nem agitado. Se se mostrar nervosa, o bebé sente essa ansiedade. Tente manter-se sempre tranquila e passe –lhe segurança.
  • Se o bebé for alimentado com leite artificial, e tiver muitas cólicas, experimente mudar de marca, para ver se é essa a causa da irritação.
  • O bebé deverá ser sempre posto a arrotar depois de comer, já que ajuda a aliviar a pressão acumulada quando engole ar, o que previne a formação de gases. No entanto se não arrotar não fique alarmada, porque se o bebé não engolir ar, enquanto mama, não arrotará, portanto aguarde 5 min. na posição vertical, fazendo massagem, com suaves "pancadinhas" nas costas, se não arrotar pode colocá-lo no berço de lado e quando notar que está irrequieto e desconfortável, pegue nele novamente, coloque-no na posição anterior, pois poderá querer arrotar.
  • Leve o bebé a passear: o ar fresco e o ritmo dos movimentos pode acalmá-lo e fazer com que adormeça.
  • Pegue no bebé, fale com ele, e aconchegue-o. O carinho e o amor são as melhores armas para acalmar um bebé choroso.
Se o bebé estiver irritado e muito choroso não o tente calar insitindo em colocar a chupeta na boca, pois lembre-se que para além de se poder engasgar, estamos a omitir o único meio de comunicação que o bebé tem com o mundo, ou seja, a única forma que ele tem de dizer à mãe que está a sofrer e precisa de ajuda. Dê colinho, carinho e massagens na barriga e tenha uma boa dose de paciência.
FONTE: http://www.ruadireita.com