Pesquisar neste blogue

sábado, 30 de janeiro de 2010

16 semanas de gestação

O coração do bebé bombeia cerca de 20 litros de sangue por dia.
Com 12 centímetros de comprimento (da cabeça ao rabinho) e 100 gramas de peso, o bebé tem mais ou menos o tamanho de uma pêra abacate. Nas próximas três semanas, o bebé vai viver um crescimento enorme, duplicando o peso e acrescentando vários centímetros ao comprimento.
Os membros inferiores estão agora muito mais desenvolvidos. A cabeça está mais direita do que antes e os olhos deslocaram-se para a frente da cabeça. As orelhas também já estão praticamente na sua posição final. Alguns dos sistemas mais avançados do organismo já estão a funcionar, incluindo o sistema circulatório e o tracto urinário. Deu-se início à formação do padrão do couro cabeludo, embora ainda não seja possível ver cabelo.
Embora fechados, os olhos mexem-se (lentamente) e até já começaram a nascer unhas nos pés. As unhas dos dedos das mãos e dos pés continuarão a crescer ao longo da gravidez, por isso não fique surpreendida se precisar de as cortar logo que nasça.
As mulheres aumentam uma média de 14 kg ao longo da gravidez. Cerca de uma em cada dez aumenta menos de 7 kg e uma em cada cinco aumenta mais de 18 kg.

Fonte: http://familia.sapo.pt/johnson/calendario_de_gravidez/desenvolvimento_fetal/828559.html

Sem comentários: