Pesquisar neste blogue

domingo, 27 de dezembro de 2009

Gravidez com 11 semanas de gestação


Desenvolvimento fetal em 11 semanas de gravidez: feto no terceiro mês. Talvez não tenha notado ... mas o seu bebé está em crecimento exponencial! O seu feto estará a ganhar uma quantidade substancial de peso esta semana, e já conseguiu atingir o tamanho de frutos equivalentes a uma ameixa. Além do mais, o cientista que tem dentro de si já está a começar a explorar o seu corpo, concentrando-se em tocar na cabeça, e especialmente na face e na boca. A sua boca, em especial, proporcionar-lhe-à horas de entretenimento. Isso acontece não só porque o seu bebé está a ganhar coordenação, e por isso é capaz de mover a mão no comando, mas também porque as palmas das mãos ganharam a sensação de poder realmente "sentir". E, finalmente, o seu bebé irá desenvolver outros sentidos como o olfato, e vai começar a desenvolver esta semana, que, quando combinados com o paladar, dará seu bebé as suas primeiras experiências de sabor e cheiro.

E como é que a mãe está a superar este primeiro trimestre? Se ainda está resistindo aos desconfortos, principalmente aos enjoos e náuseas matinais, prepare-se que estaam quase a acabar assim como o trimestre. A placenta em crescimento combinado com um pouco do seu desenvolvimento da glândula pituitária deram-lhe uma pausa na produção hormonal.

Neste ponto, você deve fazer um esforço consciente para aumentar gradualmente o seu consumo de alimentos saudáveis e ricos em vitamina A, mas lembre-se: Isto não significa que é agora um buffet aberto. Pense nisso, se não é bom para si, então ele não fará nada bem ao seu bebé em desenvolvimento. Se acha que ainda está com fome depois do jantar, e que só se satisfaz com uma grande porção de gelado de sobremesa, tenha uma segunda porção de legumes e peixe, ou pão integral com geleia. Uma boa nutrição é absolutamente vital para o cérebro do seu bebé e desenvolvimento corporal.
Além disso, não se esqueça de dispensar tempo para as interações entre o casal e o seu bebé: ouvir música relaxante e inspiradora, ler bons livros, pensamentos felizes, todas as coisas mentalmente estimulantes que a predispõem ao bom humor e faz da sua gravidez uma experiência positiva. Por outras palavras,estar constantemente a par das notícias internacionais não é recomendado. O melhor é tratar do seu corpo e das emoções para que estejam mais saudáveis e felizes que nunca. O seu bebé agradece e se sentirá igualmente Feliz.

1 comentário:

Anónimo disse...

Carla muito interessante o seu texto. Gostei bastante!beijo Katia - Rio de Janeiro - Brasil