Pesquisar neste blogue

terça-feira, 25 de maio de 2010

ÀS 32 SEMANAS DE GESTAÇÃO


Por esta altura, o bebé pesa cerca de 1,8 kg e tem pouco mais de 43 centímetros. As unhas das mãos e dos pés já cresceram completamente. Alguns bebés já têm uma boa cabeleira; outros têm apenas uma penugem.

O bebé ocupa agora muito espaço no interior do útero mas o espaço confinado não lhe limita o nível de actividade. Poderá ter ouvido dizer que é normal os bebés abrandarem o ritmo com o avançar da gravidez, mas isso não é verdade. Se notar alguma redução dos movimentos do bebé, contacte a sua enfermeira ou o seu médico.
 
O feto repousa sobre o útero - não mais flutua. Os olhos abrem-se na fase alerta e fecham-se durante o sono. A cor dos olhos é geralmente azul, embora a pigmentação permanente ainda não esteja totalmente desenvolvida. A formação final da pigmentação dos olhos (a cor dos olhos) requer exposição à luz e usualmente acontece poucas semanas após o nascimento. O feto começa a desenvolver seu próprio sistema imunológico. As unhas dos dedos das mãos ultrapassam as pontas e o feto pode se arranhar. Os cabelos continuam a crescer. O tecido gorduroso mais claro (menos vascularizado) deposita-se na pele dando uma aparência mais clara ao feto.

Gémeos: Nessa fase os bebés iniciam um ganho de peso um pouco mais lento que os fetos únicos. Eles já estão bem mais apertados dentro do útero.

A partir de agora as suas consultas de saúde materna serão quinzenais até às 36 semanas e apartir daí serão semanais. O seu útero está cerca de 15 cm acima do umbigo e está a "empurrar" o estômago para cima, causando azia e afrontamento após as refeições. Eleva também o diafragma e os pulmões, causando falta de ar. Começa também a pressionar o reto, causando obstipação (intestino preso). Beba bastante àgua (pelo menos 1,5L por dia) e coma fibras, para aliviar a obstipação. Faça uma alimentação fracionada (pequenas refeições com maior frequência) para aliviar a azia e indigestão.

Gémeos: A sua anca está a alargar e os ligamentos pélvicos a esticar. As contrações de "Braxton Hicks" estão mais frequentes e fortes. Nessa fase o tamanho do seu útero é igual ao de uma gestante de 40 semanas, gerando um só feto.

Amamentando seu bebé: Metade das crianças nascidas atualmente recebem aleitamento artificial. Já pensouo que será melhor para si e fundamentalmente para o seu bebé?
Para algumas mães, isso é uma decisão simples; para outras, muito difícil. E pode ser que mude de idéia assim que o bebé nascer. A melhor coisa a fazer agora é aprender sobre ambas as maneiras de amamentar. Faça uma pesquisa sobre o assunto. Tire opinião com pessoas que já passaram por ambas experiências. Leia a respeito da importância do leite materno, mas não se culpe por não conseguir amamentar à mama.

A decisão de como amamentar o bebé está mais com a mãe. Entretanto, é muito importante para o pai apoiar o método escolhido. Discuta os seus sentimentos com a mãe e aprendam juntos os prós e contras. Então dê apoio integral à decisão final.
 
FONTE: http://www.clinicafgo.com.br
              http://familia.sapo.pt

1 comentário:

Unknown disse...

Olá,

adorei o seu blog,
está muito personalizado e cheio de curiosidades interessantes, tenho pena é de aqui em Portugal não conseguir ter acesso à sua revista Mulher e Mãe, deve ser muito interessante!
Já sou sua seguidora apartir de agora vou estar sempre a par das vossas novidades. Obrigada por participar e consultar omeu blog. Conto consigo mais vezes. Até breve. Carla Vilaça.