Pesquisar neste blogue

terça-feira, 14 de junho de 2011

CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O PARTO E PARENTALIDADE




A preparação para o Parto e Parentalidade, de modo metodizado, prepara os casais para o parto e para a maternidade/paternidade. Estudos científicos demonstram a importância desta preparação. Verifica-se que o apoio e a formação específica durante a gravidez, assim como o aumento da informação, contribuem para o aumento do bem-estar da mulher no final da gravidez, evidenciando-se uma menor ocorrência de problemas psicológicos e de depressão no período pós-parto. Este curso oferece ao casal momentos de partilha de experiências, possibilidade de maior envolvimento do pai ou acompanhante da grávida na preparação do nascimento e da paternidade, aprendizagem de estratégias que permitem a grávida reduzir a ansiedade e o medo relativamente ao parto e que aumentam a autoconfiança do casal na preparação para a parentalidade.


Benefícios do Curso de Preparação para o Parto:
- Oportunidade de partilhar experiências com outras pessoas;
- Maior envolvimento do pai no nascimento do filho;
- Redução da ansiedade e do medo em relação ao parto e aos procedimentos médicos e de enfermagem;
- Capacidade de superar as exigências do trabalho, dando maior sensação de controlo;
- Capacidade de utilizar estratégias que reduzem a percepção da dor;
- Reforço das competências maternas para cuidar do bebé;
- Incremento do bem – estar psicológico e emocional.

Objectivos do Curso:
- Promover a aquisição de conhecimentos fundamentais sobre as alterações anátomo-fisiológicas que ocorrem na gravidez, parto, bem como do bebé e sua dinâmica;
- Proporcionar às grávidas o desenvolvimento de conhecimentos na área materno-infantil;
- Preparar a grávida para um parto consciente.
- Promover exercícios da musculatura específica.
- Dotar as grávidas e acompanhantes de técnicas que lhes permitam reduzir o stress durante o trabalho de parto e pós-parto.
- Acompanhar a população materna na gravidez e pós-gravidez, de forma a prevenir problemas subjacentes à mesma, como seja a depressão pós-parto.
- Incentivar o diálogo e reflexão de várias temáticas relacionadas com a gravidez e o pós-parto, com a partilha de sentimentos, ansiedades, problemas, receios, dúvidas ou fantasias relacionadas com o estar grávida e/ou ser mãe.
- Esclarecer o mecanismo do aleitamento materno, as vantagens e desvantagens para a mãe e para o bebé;

Fomentar a importância ao papel do pai no decorrer da gravidez e do momento do parto;
- Compreender as alterações que um bebé introduz na vida do casal;
- Fornecer, se necessário, apoio à mãe e bebé no domicílio pós parto.

Público-alvo:
O curso de preparação para o parto é dirigido a todas as grávidas a partir da 28ª semana de gestação (gravidez). É constituído por 18 sessões teóricas e práticas distribuídas por 10 semanas que antecedem a data provável do parto.

Em todas as sessões a grávida poderá trazer um acompanhante para a sessão (idealmente o pai da criança ou alguém em que a grávida confie e queira partilhar este momento). O curso é composto por uma aula teórica e uma prática com duração de 90 minutos por semana, cada (este esquema não é estanque, depende do local a realizar assim como da Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstétrica que o ministrar).

Temáticas Abordadas:

Teórica
- Anatomia e fisiologia da gravidez;
- Concepção e desenvolvimento embrionário;
- Alterações ocorridas durante a gravidez;
- Sinais de trabalho de parto;
- Sinais de alerta;
- Entrada para a maternidade;
- Mala para a maternidade;
- Tipos de Analgesia;
- Alterações psicológicas na gravidez e pós-parto;
- Cuidados de higiene e conforto ao bebé;
- Amamentação;
- Desenvolvimento psicomotor infantil - grandes etapas;
- Prevenção de acidentes na primeira infância;

Prática
- Exercícios de mobilidade e educação postural;
- Padrões respiratórios para o trabalho de parto;
- Exercícios para reeducar a musculatura do períneo;
- Exercícios para reeducação da musculatura abdominal, dorso-lombar e pélvica.
- Técnicas de relaxamento;
- Exercícios para aliviar a tensão no final da gravidez
- Guia de gestão de ocupações para gestantes.

São os seguintes exercícios de base mais importantes para a mulher grávida:

1) Exercícios para o metabolismo: tem por finalidade de estimular a irrigação sanguínea e do metabolismo, efectuados com movimentos isotónicos e de grande amplitude (das mãos, antebraços, pés e das pernas), chamados exercícios de elasticidade.

2) Exercícios de flexibilidade: para relaxar os músculos das costas, abdómen e zona pélvica, praticados por pequenos movimentos de extensão, flexão e rotação do tronco, em várias posições.

3) Exercícios para o abdómen e zona pélvica: para favorecer sua capacidade de contracção e relaxamento (a alternância isométrica da tensão e do relaxamento) para que possa auxiliar durante os períodos de dilatação e expulsão.

4) Natação e hidroginástica: os exercícios dentro de água proporcionarão alongamento da musculatura das pernas, pelve e tronco.

5) Exercícios respiratórios: assim como os exercícios de alongamento e fortalecimento são importantes, os exercícios respiratórios têm fundamental importância para a gestante, pois acalma durante o período de dilatação. O trabalho vigoroso dos músculos abdominais durante o período expulsivo requerem não somente condições psíquicas, mas igualmente físicas.

O Curso de Preparação para o Parto é dirigido a todas as grávidas a partir da 28ª semana de gestação que apresentem uma gravidez de baixo/médio risco ou Goodwin modificado entre 0 e 6.

As grávidas que apresentem uma gestação de alto risco ou Goodwin modificado superior a 7 ou ainda que tenham médio risco, mas com patologia/complicação associada, como hemorragias depois das 20 semanas, Rotura Prematura de Membranas, Atraso de Crescimento Intra-Uterino, Gravidez Múltipla e apresentação pélvica, serão imediatamente excluídas das aulas práticas do Curso de Preparação para o Parto, podendo continuar a frequentar as aulas teóricas se não necessitar de repouso absoluto ou internamento.

Quando a mulher fica grávida percebe que ainda falta saber tanta coisa! E aí começa a perceber que em torno da maternidade são inúmeros os Cursos de Preparação para o Parto e Parentalidade que estão disponíveis na sua localidade, quer seja nos Centros de Saúde (gratuito) ou em Centros de Preparação para o Parto (privado).

Sem comentários: